Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 10, No 02 (2021)

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PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Pricila Tozatti Roque, Francieli Tozatti Ficagna

Resumo


Resumo

 O consumo de alimentos orgânicos vem alcançando um crescimento bastante significativo, tanto no Brasil, quanto no mundo. O conhecimento do perfil dos consumidores, e os diversos fatores que motivam ou limitam o seu consumo mostra-se relevante para promover a expansão no mercado. Neste sentido buscou-se analisar estudos de base populacional que apontassem o perfil sociodemográfico dos consumidores de alimentos orgânicos em várias localidades do Brasil, de acordo com as variáveis demográficas: idade e sexo; socioeconômicas: renda e escolaridade. A amostra final contemplou 12 artigos publicados nas bases de dados LILACS e SCIELO entre os anos de 2008 e 2018. O perfil dos consumidores é em sua maioria do sexo feminino, apresentam idade a partir dos 30 anos, classe social e escolaridade elevada. O fator preço ainda limita o consumo, mas a maioria está disposta a pagar, de 10% a 20% pelos produtos orgânicos em relação ao custo/benefício.

 


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