Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 7, No 2 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE TÉCNICAS E MANOBRAS EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Leilane Marcos, Luiza Martins Faria

Resumo


Estratégia para o ensino em fisioterapia respiratória através do jogo lúdico “cara-a-cara” para colaborar com a formação crítica do fisioterapeuta, favorecer a autonomia, despertar a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas. O jogo consiste em 2 grupos, cada um com um tabuleiro onde estão indicados os nomes de instrumentos e técnicas e com 48 cartas de adivinhação com os mesmos nomes indicados no tabuleiro. Cada grupo pega uma carta, esta será a técnica/manobra que o adversário irá adivinhar. O grupo deverá fazer perguntas ao outro para tentar adivinhar qual é a técnica/manobra do adversário. De acordo com a resposta do adversário a equipe irá descartando a técnica/manobra disposta no tabuleiro. A estratégia foi avaliada pelos alunos onde 81,9% referiu que a atividade refletiu o conteúdo estudado em sala de aula e  45,5% afirmou que a atividade auxiliou na compreensão de todos os conteúdos estudados.

 

Descritores: Ensino, Materiais de Ensino, Fisioterapia.


Texto Completo: Artigo completo.PDF

Resultado de imagem para latindex