Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 7, No 2 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Workshop em Suporte Básico de Vida no ensino fundamental: um relato de experiência

Carla Mascarenhas Santos, Roberta Cristina Francisca de Luna, Bruna Luz da Silva, Natan Garcia Klem, Kyra Vianna Alóchio

Resumo


A educação é um processo transformador e gerador de mudanças que podem interferir em desfechos de saúde. Assim, a temática relacionada aos primeiros socorros assume pertinência no contexto escolar do ensino fundamental. Desta forma, objetivou-se relatar um workshop de educação em saúde em Suporte Básico de Vida realizada em uma escola de Ensino Fundamental por acadêmicos do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé/RJ. A ação foi realizada no dia 19 de abril de 2017, tendo a participação de 35 alunos do ensino fundamental, 4 acadêmicos e 1 docente, utilizando como metodologias aula expositiva e simulações com manequins e maquiagens. Através da dinâmica, constatou-se qualitativamente a efetividade na proficiência dos alunos envolvidos na área de suporte básico de vida. Conclui-se a pertinência sobre a abordagem deste tema em ações articuladas no âmbito de formação dos acadêmicos de enfermagem e de alunos do ensino fundamental.

 

Descritores: Primeiros Socorros; Educação em Saúde; Saúde Escolar.


Texto Completo: Artigo completo.PDF

Resultado de imagem para latindex