Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 7, No 1 (2018)

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VALIDAÇÃO DA ESCALA PVP PARA AVALIAR O USO PROBLEMÁTICO DE VIDEOJOGOS EM ADOLESCENTES

Husten Silva Carvalho, Fernanda da Silva Gonçalves, Vanda Silva de Brito, Erik de Souza

Resumo


A escala Problem Video Game Player (PVP) foi desenvolvida para avaliar o uso problemático de videogames. O objetivo do nosso trabalho é validar essa escala para medir os problemas associados à prática de videojogos, pois atualmente não existe instrumento que possa ser usado para esse fim, em adolescentes, no Brasil. Os métodos dos componentes principais e a rotação de oblimin foram utilizados para extração dos fatores, de acordo com o critério de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), e medir a precisão da amostragem. Encontramos uma dimensão baseada em Eigenvalores que demonstrou 49,1% de variância. O coeficiente alfa de Cronbach foi um bom valor preditivo. O valor de KMO revelou que a análise fatorial proposta é apropriada. A maior ocorrência do item 1 da escala indicou que o tempo de jogo é sinal de sua natureza invasiva. Nossos resultados demonstram que aplicabilidade da escala não está concluída, indicando a necessidade de criar instrumentos de diagnóstico confiáveis sobre os problemas dessa prática.


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