Vol. 18, No 55 (2021)

Sumário

Editorial

Centenário Paulo Freire: currículo, formação de professores e outras histórias Resumo PDF
Alexandre Saul, Jaciara Sá Carvalho, Inês Barbosa Oliveira 01-07

Artigos

Reinventando Freire no século XXI: educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas Resumo PDF
Tara Bartlett, Daniel Schugurensky 08-37
À sombra de outras mangueiras: as interseccionalidades hegemônicas da branquitude e patriarcalismo dentro de uma (re)leitura freireana Resumo PDF
César Augusto Rossatto, Charlene Bezerra, Antonio José Müller, João Luiz Simplício Porto 38-61
Réification de l’existence et résistance éthique: une perspective en pédagogie critique dans la continuité de Paulo Freire et de bell hooks Resumo PDF
Irène Pereira 62-81
Trabalho de Freire em África e a Pesquisa-Ação-Participativa Resumo PDF
Luiza Cortesão 82-92
Contribuições da educação popular para ler e transformar o contexto atual: como se fosse uma entrevista com Osmar Fávero Resumo PDF
Jane Paiva, Osmar Fávero 93-114
Centenário de Paulo Freire e o direito à educação Resumo PDF
Francisca Rodrigues Pini, Michele Rodrigues, Geovana Loureiro 115-131
Políticas de formação docente no Brasil pós-golpe de 2016: tensões, desafios e anúncios a partir do referencial de Paulo Freire Resumo PDF
Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas 132-162
Leituras de Freire, escritas de si: cartas que humanizam a formação Resumo PDF
Bruna Sola da Silva Ramos 163-188
Círculos de Pais e Professores: uma contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as Resumo PDF
José Batista Neto, Marilia Gabriela Menezes Guedes 189-210
Investigação Temática freireana e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica: reflexões teórico-metodológicas Resumo PDF
Daniela Tavares Gontijo, Maria Natália Santos Calheiros, Maria Eliete Santiago 211-233
Contribuições do pensamento de Paulo Freire e da Arte para desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas Resumo PDF
Camila Gomes Arellaro Caetano, Lisete Regina Gomes Arelaro 234-252
Educação Superior, Classe Trabalhadora e Paulo Freire: um diálogo a partir da experiência da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho Resumo PDF
Sônia Maria Portella Kruppa, Fausto Augusto Junior, Camila Yuri Santana Ikuta 253-271
Experienciar democraticamente o currículo e formação de educadores/as: Paulo Freire e os desafios da centralização curricular Resumo PDF
Teodoro Adriano Costa Zanardi, Cleidiane Lemes de Oliveira 272-292
Paulo Freire versus BNCC: perspectivas antagônicas de currículo Resumo PDF
Valter Martins Giovedi, Itamar Mendes Silva 293-316
Prática pedagógica docente-discente humanizadora: o legado freireano no contexto da Cátedra Paulo Freire da PUC/SP Resumo PDF
Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga, Ana Maria Saul 317-339
A atualidade de Paulo Freire em seis dimensões: epistemológica, tecnológica, política, social, profissional e estética Resumo PDF
Sandro de Castro Pitano, Danilo Romeu Streck 340-359
Freire e Boaventura: concepções em diálogo imaginando futuros possíveis Resumo PDF
Inês Barbosa de Oliveira, Jaciara de Sá Carvalho 360-373


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre