Vol. 18, No 54 (2021)

Sumário

Editorial

Educação Contemporânea: estética e criatividade Resumo PDF
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Maria Vitória Campos Mamede Maia, Edson Seiti Miyata, Mário de Faria Carvalho 01-12

Criatividade, lúdico e interculturalidade

Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza Resumo PDF
Edson Seiti Miyata, Maria Vitória Campos Mamede Maia 13-30
Criatividade, interculturalidade e decolonialidade: caminhos para a escola em tempos de crise Resumo PDF
Rony Pereira Leal, Paulo Melgaço da Silva Junior, Ana Ivenicki 31-54
Criatividade docente e combate à violência contra a mulher: limites e possibilidades de um material didático baseado na teoria do desengajamento moral Resumo PDF
Simone Emiliano de Jesus, Katia Regina Xavier da Silva 55-76
Olhares sobre a criatividade e o comportamento antissocial docente a partir da perspectiva de D. W. Winnicott Resumo PDF
Silvia Gabrielle Braz Coimbra, Camila Nagem Vieira 77-96
Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes – apontamentos e perspectivas Resumo PDF
Ana Isabelle Santana Baptista, Fernanda Sant'ana Pereira Silva, Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Sheila Soares de Assis 97-116
Impactos da indústria cultural na educação escolar e o ensino de Artes Visuais na construção da emancipação intelectual Resumo PDF
Mariane Fernandes de Catanzaro, Monique Andries Nogueira 117-134
O teatro de tematica científica na educação profissional: uma estratégia para o desenvolvimento omnilateral dos alunos Resumo PDF
Aline Rocha Santana da Silva, Marta Ferreira Abdala Mendes 135-160
Projeto de extensão PERTENSER: tateando uma possível pedagogia decolonial Resumo PDF
Helena Regina Esteves de Camargo, Daniel Teixeira Maldonado 161-181
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação Resumo PDF
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança 182-201
Pedagogia não-formal contra a COVID-19 em roda de samba na web Resumo PDF
Marco Aurélio Reis, Rafael Otavio Dias Rezende 202-222
Profissionalidade docente e ludicidade na educação infantil em tempos de pandemia Resumo PDF
Marlene Burégio Freitas, Denize Tomaz de Aquino, Maria de Fátima Souza de França Cabral, Maria da Conceição Lira da Silva 223-243
Reflexões sobre a infância, os jogos e as brincadeiras na História Resumo PDF
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira 244-263
Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola Resumo PDF
Edilma de Souza, Silas Borges Monteiro 264-285
Tecendo os fios da existência: uma proposta de trabalho com a infância a partir da teoria de Winnicott. O caso João Resumo PDF
Nadja Nara Barbosa Pinheiro 286-302
O espaço físico e suas contribuições para as interações e aprendizagens infantis Resumo PDF
Jacqueline Silva Silva, Andreia Cristina Pontarolo Lidoino 303-322
O potencial da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica Resumo PDF
Helen Abdom Gomes, Valéria Ghisloti Iared 323-343

Estética e educação contemporânea

Arte, sensibilidades e educação estética: conceitos, possibilidades teóricas e narrativas Resumo PDF
Adriana Vaz 344-365
Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade Resumo PDF
Andrea Vieira Zanella 366-381
La escritura académica fuera de sí: la multimodalidad como potencia expansiva Resumo PDF
Mariana Mussetta, Máximo Daniel Lamela Adó, Bruna Peixoto 382-400
Da infância e das experiências estéticas na escola: os dizeres e fazeres das crianças como gesto de educação estética Resumo PDF
Fernanda Maria Santos Albuquerque, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles 401-419
Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias Resumo PDF
Silvia Sell Duarte Pillotto, Carla Clauber da Silva, Eliana Stamm, Rita de Cássia Fraga da Costa 420-440
Educação estética pelo fazer uma experiência na leitura do literário Resumo PDF
Adair de Aguiar Neitzel, Cleide Jussara Müller Pareja, Elaine Cristina da Silva Martins 441-459
Sobre devires... O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais Resumo PDF
Juliana Paoliello, Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Janete Magalhães Carvalho 460-477
A arte como suspiro: (in)visibilidade do corpo sensível na docência Resumo PDF
Kellen Dias de Barros, Leila de Carvalho Mendes 478-493
Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a Educação Contemporânea Resumo PDF
Marcio Jesus Vieira Bernardo, Clotilde Tinoco Sales, Zeina Rebouças Corrêa Thomé 494-510
Percursos cartográficos sobre Estética e subjetividade a partir de Nietzsche e Benjamin: mapas para a Educação Resumo PDF
Yasmin Janaína Ferreira Marcos, Mário de Faria Carvalho 511-531
Um novo olhar sobre o jardim: a fotografia como possibilidade de deslocalização do olhar Resumo PDF
Rossano Silva, Cristiane Martins 532-552
Experiências fotográficas e educação em “Meu mundo teu” Resumo PDF
Daniela Nery Bracchi 553-576
Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada Resumo PDF
Ariane Franco Lopes da Silva, Luiz Carlos Barreira, Isabel Baptista 577-596
Images of women and non-formal education: body representations in the illustrated press Resumo PDF
Ariane Franco Lopes da Silva, Luiz Carlos Barreira, Isabel Baptista 597-615
Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul Resumo PDF
Fábio José Paz da Rosa 616-637
Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia Resumo PDF
Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Luiza Liene Bressan, Ana Caroline Voltolini Fernandes 638-653


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre