Sumário
Editorial
Educação Contemporânea: estética e criatividade |
Resumo
PDF
|
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Maria Vitória Campos Mamede Maia, Edson Seiti Miyata, Mário de Faria Carvalho |
01-12 |
Criatividade, lúdico e interculturalidade
Criatividade é persona non grata? A perspectiva de professores das ciências da natureza |
Resumo
PDF
|
Edson Seiti Miyata, Maria Vitória Campos Mamede Maia |
13-30 |
Criatividade, interculturalidade e decolonialidade: caminhos para a escola em tempos de crise |
Resumo
PDF
|
Rony Pereira Leal, Paulo Melgaço da Silva Junior, Ana Ivenicki |
31-54 |
Criatividade docente e combate à violência contra a mulher: limites e possibilidades de um material didático baseado na teoria do desengajamento moral |
Resumo
PDF
|
Simone Emiliano de Jesus, Katia Regina Xavier da Silva |
55-76 |
Olhares sobre a criatividade e o comportamento antissocial docente a partir da perspectiva de D. W. Winnicott |
Resumo
PDF
|
Silvia Gabrielle Braz Coimbra, Camila Nagem Vieira |
77-96 |
Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes – apontamentos e perspectivas |
Resumo
PDF
|
Ana Isabelle Santana Baptista, Fernanda Sant'ana Pereira Silva, Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Sheila Soares de Assis |
97-116 |
Impactos da indústria cultural na educação escolar e o ensino de Artes Visuais na construção da emancipação intelectual |
Resumo
PDF
|
Mariane Fernandes de Catanzaro, Monique Andries Nogueira |
117-134 |
O teatro de tematica científica na educação profissional: uma estratégia para o desenvolvimento omnilateral dos alunos |
Resumo
PDF
|
Aline Rocha Santana da Silva, Marta Ferreira Abdala Mendes |
135-160 |
Projeto de extensão PERTENSER: tateando uma possível pedagogia decolonial |
Resumo
PDF
|
Helena Regina Esteves de Camargo, Daniel Teixeira Maldonado |
161-181 |
A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação |
Resumo
PDF
|
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança |
182-201 |
Pedagogia não-formal contra a COVID-19 em roda de samba na web |
Resumo
PDF
|
Marco Aurélio Reis, Rafael Otavio Dias Rezende |
202-222 |
Profissionalidade docente e ludicidade na educação infantil em tempos de pandemia |
Resumo
PDF
|
Marlene Burégio Freitas, Denize Tomaz de Aquino, Maria de Fátima Souza de França Cabral, Maria da Conceição Lira da Silva |
223-243 |
Reflexões sobre a infância, os jogos e as brincadeiras na História |
Resumo
PDF
|
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira |
244-263 |
Agenciamentos da escritura infantil no cotidiano da escola |
Resumo
PDF
|
Edilma de Souza, Silas Borges Monteiro |
264-285 |
Tecendo os fios da existência: uma proposta de trabalho com a infância a partir da teoria de Winnicott. O caso João |
Resumo
PDF
|
Nadja Nara Barbosa Pinheiro |
286-302 |
O espaço físico e suas contribuições para as interações e aprendizagens infantis |
Resumo
PDF
|
Jacqueline Silva Silva, Andreia Cristina Pontarolo Lidoino |
303-322 |
O potencial da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica |
Resumo
PDF
|
Helen Abdom Gomes, Valéria Ghisloti Iared |
323-343 |
Estética e educação contemporânea
Arte, sensibilidades e educação estética: conceitos, possibilidades teóricas e narrativas |
Resumo
PDF
|
Adriana Vaz |
344-365 |
Educação estética, docência e experiência: entretecendo ciência, arte e vida no encontro com memórias esquecidas da cidade |
Resumo
PDF
|
Andrea Vieira Zanella |
366-381 |
La escritura académica fuera de sí: la multimodalidad como potencia expansiva |
Resumo
PDF
|
Mariana Mussetta, Máximo Daniel Lamela Adó, Bruna Peixoto |
382-400 |
Da infância e das experiências estéticas na escola: os dizeres e fazeres das crianças como gesto de educação estética |
Resumo
PDF
|
Fernanda Maria Santos Albuquerque, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles |
401-419 |
Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias |
Resumo
PDF
|
Silvia Sell Duarte Pillotto, Carla Clauber da Silva, Eliana Stamm, Rita de Cássia Fraga da Costa |
420-440 |
Educação estética pelo fazer uma experiência na leitura do literário |
Resumo
PDF
|
Adair de Aguiar Neitzel, Cleide Jussara Müller Pareja, Elaine Cristina da Silva Martins |
441-459 |
Sobre devires... O devir-criança agenciando docências em territórios crianceiros transculturais |
Resumo
PDF
|
Juliana Paoliello, Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Janete Magalhães Carvalho |
460-477 |
A arte como suspiro: (in)visibilidade do corpo sensível na docência |
Resumo
PDF
|
Kellen Dias de Barros, Leila de Carvalho Mendes |
478-493 |
Arte e produção de subjetividades: a experimentação como signo para a Educação Contemporânea |
Resumo
PDF
|
Marcio Jesus Vieira Bernardo, Clotilde Tinoco Sales, Zeina Rebouças Corrêa Thomé |
494-510 |
Percursos cartográficos sobre Estética e subjetividade a partir de Nietzsche e Benjamin: mapas para a Educação |
Resumo
PDF
|
Yasmin Janaína Ferreira Marcos, Mário de Faria Carvalho |
511-531 |
Um novo olhar sobre o jardim: a fotografia como possibilidade de deslocalização do olhar |
Resumo
PDF
|
Rossano Silva, Cristiane Martins |
532-552 |
Experiências fotográficas e educação em “Meu mundo teu” |
Resumo
PDF
|
Daniela Nery Bracchi |
553-576 |
Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada |
Resumo
PDF
|
Ariane Franco Lopes da Silva, Luiz Carlos Barreira, Isabel Baptista |
577-596 |
Images of women and non-formal education: body representations in the illustrated press |
Resumo
PDF
|
Ariane Franco Lopes da Silva, Luiz Carlos Barreira, Isabel Baptista |
597-615 |
Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul |
Resumo
PDF
|
Fábio José Paz da Rosa |
616-637 |
Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia |
Resumo
PDF
|
Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Luiza Liene Bressan, Ana Caroline Voltolini Fernandes |
638-653 |
This
work is licensed under a
Creative Commons Attribution 3.0 License.
Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279
A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas: