Vol. 18, No 53 (2021)

Sumário

Editorial

Educação como Direito Humano: os sujeitos em contextos de privação de liberdade Resumo PDF
Ana Cláudia Ferreira Godinho, Jaciara de Sá Carvalho 01-05

Seção temática

A questão prisional entre educação, reintegração e abolição: reflexões sobre o modelo das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) no Brasil. Resumo PDF
Sergio Grossi 06-25
Ser professor: a docência em uma “cela” de aula Resumo PDF
Kely Rejane Souza Anjos Carvalho, Jocyleia Santana Santos, Daniela Patricia Ado Maldonado, Ciro Ferreira Carvalho Junior 26-44
A educação nos espaços de privação de liberdade como local de luta e de formação docente continuada Resumo PDF
Cloris Violeta Alves Lopes 45-61
Condições de trabalho no contexto da Educação em prisões: percepções de professores de Ciências no município do Rio de Janeiro/RJ Resumo PDF
Tatiane Almeida Diorio 62-83
Vozes de um Bebel: diálogos sobre Infração Infantojuvenil, Direito e Sociedade no CRIAAD Resumo PDF
Nielson Rosa Bezerra, Priscila Duarte dos Reis 84-101
Jovens em situação de privação de liberdade: vozes, vivências e caminhos Resumo PDF
Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda 102-121
Prisões simbólicas das adolescentes no sistema socioeducativo: uma realidade que a escola se recusa a ver Resumo PDF
Elen Alves dos Santos, Viviane Neves Legnani, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino 122-140
A relação com o saber de jovens acautelados Resumo PDF
Eunice Maria Nazarethe Nonato, Ana Cristina Marques Lemos, Edmarcius Carvalho Novaes, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza 141-162
A prática pedagógica de murais no contexto de privação de liberdade: entre narrativas, culturas e arquivo escolar Resumo PDF
Priscila Ribeiro Gomes, Maria do Carmo Martins 163-181
Quem são elas e o que querem? Perfil de mulheres privadas de liberdade, alunas da Educação de Jovens e Adultos de uma penitenciária carioca Resumo PDF
Iamni Torres Jager, Velfe Hollandino de Oliveira Júnior, Marcio Roberto Antunes Ferreira, Andre Luiz Silva Mello 182-203
A socioeducação no estado da Bahia pós edição da resolução CNE/CEB nº. 003/2016 Resumo PDF
Aline Batista Moscovits, José Humberto da Silva 204-224
Aulas de Educação Física para adolescentes infratores em cumprimento de medidas socioeducativas Resumo PDF
Samara Ribeiro Veloso, Vanessa Fróes Silva, Carla Chagas Ramalho 225-245

Artigos

Círculo restaurativo e o pensamento freiriano: aproximações entre a educação e a justiça restaurativa Resumo PDF
Daniele Dorotéia Lima, Cenira Heloise Baia Silva 246-275
Micropolítica do fracasso Resumo PDF
Bibiana Munhoz Roos, Angelica Vier Munhoz 276-296
A importância da digital storytelling na arte do ensinar: uma discussão teórica sobre as possibilidades de uso da técnica no ensino superior Resumo PDF
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Vinicius Figueiredo Nunes Rosa, Letícia Villar Pellegrin 297-312
Adaptação e Validade de Conteúdo da Escala de Atitudes e Crenças de Professores sobre Homossexualidade Resumo PDF
Carina Alexandra Rondini, Fernanda Ramos Maron, Leonardo Lemos de Souza 313-337
Permanência em educação superior em uma universidade comunitária do Sul do Brasil Resumo PDF
Paulo César Azevedo Silva, Paulo Fossatti, Vera Lucia Felicetti, Louise de Quadros da Silva 338-352
“Uma Professora muito maluquinha” – a negação da escola e do professor tradicionais e a valorização de práticas inovadoras autônomas semiformativas. Resumo PDF
Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte 353-372
Pensamento computacional e programação na Educação Infantil: potencial para o processo de interação das crianças Resumo PDF
Cristiane Inês Bremm, Ilse Abegg 373-397
A formação dos educadores e a aprendizagem dos educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA: limites e possibilidades dessas relações Resumo PDF
Maria Luiza Ferreira Duques, Antonio Amorim 398-418
Código universal de cores como alternativa para deficientes visuais Resumo PDF
Roberto Cardoso Freire da Silva, Bruna Milam Almeida, Júlio Cezar Augusto da Silva, Luiza Beck Arigoni 419-441
Universal color code as alternative for visual disabilities Resumo PDF
Roberto Cardoso Freire da Silva, Bruna Milam Almeida, Júlio Cezar Augusto da Silva, Luiza Beck Arigoni 442-463

Revisão de literatura

Revisão integrativa: principais referências sobre a docência na educação profissional e tecnológica Resumo PDF
Tatiana Das Merces, Marcelo Lima 464-483
Características da pesquisa (Auto)Biográfica na formação docente: análise da produção científica brasileira Resumo PDF
Luciane Schulz, Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch, Daniela Tomio 484-510


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre