Vol. 17, No 48 (2020)

Sumário

Editorial

Perspectivas políticas e pedagógicas de educação para a diversidade Resumo PDF
Jaciara de Sá Carvalho, Ana Cláudia Ferreira Godinho, Elionaldo Fernandes Julião, Fabiana de Moura Maia Rodrigues, Wallace Wagner Rodrigues Pantoja, Hugo de Carvalho Sobrinho, Alexandre de Oliveira Fernandes, Stela Guedes Caputo, Kiusan Regina de Oliveira 01-09

Seção temática

¿Qué pasa en las cárceles y en sus aulas? Notas sobre la resistencia pedagógica y la investigación educativa en prisiones. Resumo PDF
Hugo Rangel 10-21
Derechos humanos en la enseñanza cotidiana en contextos de encierro punitivo: perspectivas éticas desde el desarrollo de competencias científicas Resumo PDF
Francisco Scarfó, Vanina Carla Perazzo, Germán Crespo 22-43
Efecto zapping. La educación no formal en prisiones en Chile Resumo PDF
Marcela Gaete 44-64
Elementos focales para una didáctica universitaria en la cárcel de Valparaíso, Chile Resumo PDF
Violeta Rosa Acuña Collado, Gabriel Alejandro Ramos Concha 65-80
Situación de la educación para adolescentes, jóvenes y adultos en contextos de privación y restricción de libertad en Córdoba, Argentina Resumo PDF
Alicia Beatriz Acin 81-103
Aulas y estudiantes universitarios organizados en la cárcel: un territorio en tensión Resumo PDF
Analia Umpierrez 104-123
Ensino Superior em prisões da América Latina: um diálogo com uma experiência piloto no Tocantins/Brasil. Resumo PDF
Aline Campos, Timothy Dennis Ireland 124-145
Trabalho docente em espaços prisionais: valorização e condições de trabalho Resumo PDF
Gesilane de Oliveira Maciel José, Yoshie Ussami Ferrari Leite 146-167
A máquina de contar dias é a mesma de moer gente: educação, remição de pena e a dinâmica penitenciária Resumo PDF
Eli Narciso da Silva Torres 168-191
Os filhos e as filhas da exclusão: uma revisitação de dados e de imagens etnográficas sobre a creche na prisão Resumo PDF
Adriane Matos de Araujo, Sandra Maciel de Almeida, Carmen Lucia Guimarães de Mattos 192-212
Grafismo corporal indígena: tecendo memórias Tucuns Resumo PDF
Lia Machado Fiuza Fialho, Joselma Ferreira Lima e Silva, Edith Maria Batista Ferreira 213-237
O Ensino de Geografia na Educação Escolar Indígena Resumo PDF
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza 238-257
Educação na pajelança: saberes ancestrais e pedagogia decolonial na Amazônia Resumo PDF
Thaís Tavares Nogueira, Maria Betânia Barbosa Albuquerque 258-277
Educação geográfica entre o rio e a floresta: experiências em uma comunidade ribeirinha na Amazônia-Marajoara (Pará) Resumo PDF
Felipe Kevin Ramos da Silva 278-298
Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural Resumo PDF
Carlos Rodrigues de Moraes Neto, Monica Rabello de Castro, Rosy Anne Miranda Soares, Janete Bolite Frant 299-324
Lâmpada e lamparina: o diálogo entre saberes e a contribuição para a pesquisa em educação na Amazônia brasileira Resumo PDF
Edla Rodrigues Caldas, Elenice Maria Cammarosano Onofre, Sandra Aparecida Riscal 325-341
O lugar da diversidade no ensino de geografia da Amazônia Resumo PDF
Luiz Augusto Mendes 342-361
Cartografia Social como metodologia para formação de professores do campo: uma experiência a partir do Arquipélago do Bailique Resumo PDF
Débora Mate Mendes, Eliane Cabral da Silva, Marlo dos Reis 362-382
“As crianças de terreiros somos nós, as importantes”: mais algumas questões sobre os Estudos com Crianças de Terreiros Resumo PDF
Stela Guedes Caputo 383-407
Ẹ̀kọ́ láti ṣayé: Educação e resistência nos candomblés Resumo PDF
Wanderson Flor do Nascimento, Denise Botelho 408-425
Práticas de socialização no terreiro: possibilidades e desafios nos estudos das religiões de matrizes africanas Resumo PDF
Eduardo Quintana 426-449
Mulheres do candomblé e suas lutas ontológicas: Caxuté, um terreiro camponês e a educação Resumo PDF
Ana Cristina Nascimento Givigi 450-470
A Festa do Divino Espírito Santo em terreiro de culto de matriz africana e afro-brasileira Resumo PDF
Edvaldo Costa Rodrigues 471-494
Relações com e na natureza nos Terreiros de Candomblé Obá Ogunté e Nosso Senhor do Bonfim, PE: espaços educativos de ser e estar no mundo Resumo PDF
Francisco José Pegado Abílio, Maria Conceição Silva, Dayane Santos Silva 495-512
Saberes, fazeres e educação na terreira: ensinamentos durante o preparo dos Barquinhos de Iemanjá Resumo PDF
Dandara Rodrigues Dorneles, Luís Henrique Sacchi dos Santos 513-532
Exu, a infância e o tempo: Zonas de Emergência de Infância (ZEI) Resumo PDF
Renato Noguera, Luciana Pires Alves 533-554
Iyá Nla, a Grande Mãe: a liderança e a visibilidade das mulheres negras nas instâncias afro-religiosas Resumo PDF
André de Jesus Lima, Joceneide Cunha dos Santos 555-571

Entrevistas

Por uma filosofia afro-brasileira: entrevista com Eduardo Oliveira Resumo PDF
Alexandre Oliveira Fernandes, Ana Caroline da Silva Santos 572-589


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre