Sumário
Editorial
Editorial | Resumo PDF |
Tarso Mazzotti | 7-7 |
Apresentação | Resumo |
Pedro Angelo Pagni | 9-13 |
Conferências e Palestras
Perspectivas e desafios contemporâneos da Filosofia da Educação | |
Adalberto Dias de Carvalho | 15-31 |
Retrato de uma educação cosmopolita para a contemporaneidade | |
David Hansen | 33-44 |
Acontecimento e filosofia Acerca de uma poética do testemunho | |
Eugénia Vilela | 45-58 |
Da Filosofia da Educação a uma educação da filosofia. Do estatuto à experiência: da quietude ao movimento | |
Walter Omar Kohan | 59-69 |
Filosofia da educação para quê? | |
Tarso Mazzotti | 71-83 |
Prática, existência e conhecimento: breves considerações acerca do estatuto da Filosofia da Educação | Resumo PDF |
Antônio Joaquim Severino | 85-96 |
Ética e educação em tempos hipermodernos | |
Sílvio Gallo | 97-111 |
Ética, educação e resistência | |
Sinésio Ferraz Bueno | 113-119 |
Ontologia, racionalidade e a prática de valores | Resumo PDF |
Ralph Ings Bannell | 121-138 |
Novos problemas e temas em Filosofia da Educação à luz da Teoria Crítica da Sociedade | |
Bruno Pucci | 139-152 |
As vicissitudes da cultura escolar e os seus desafios filosófico-educacionais na contemporaneidade | |
Vera Teresa Valdemarin | 153-164 |
Crítica e contexto: acerca do auditório de John Dewey | Resumo PDF |
Marcus Vinicius da Cunha | 165-178 |
Contribuições foucaultianas para se pensar o presente: os restos, o cuidado e o ensino | Resumo PDF |
Rodrigo Pelloso Gelamo, Pedro Angelo Pagni | 179-192 |
Crianças, filosofia e literatura | Resumo PDF |
Paula Ramos de Oliveira | 193-202 |
A escola na literatura: do escárnio à gratidão | Resumo PDF |
Marlene de Souza Dozol | 203-214 |
A filosofia esta carrancuda senhora | Resumo PDF |
Divino José da Silva | 215-231 |

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279