Vol. 16, No 42 (2019)

Sumário

Editorial

Editorial Texto completo
Monica Rabello de Castro, Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa 1-7

Artigos

Inclusão na escola regular: o que nos dizem os professores de Educação Especial? Resumo Texto completo
Mariana Luzia Corrêa Thesing, Fabiane Adela Tonetto Costas 8-25
Inclusão na educação superior: significações de uma professora universitária Resumo Texto completo
Maria Quitéria da Silva, Eliane Cristina Moraes de Lima, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes 26-46
Jogos de mesa/tabuleiro como recursos para estimulação da memória voluntária em estudantes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Resumo Texto completo
Manoel Osmar Seabra Junior, Camila Rodrigues Costa 47-66
Educação especial nas escolas indígenas de Dourados-MS: desafios e possibilidades do serviço de apoio para os indígenas com deficiência Resumo Texto completo
João Henrique da Silva, Marilda Moraes Garcia Bruno 67-84
O envelhecimento pelo olhar de mulheres idosas no audiovisual Resumo Texto completo
Marta Kawamura Gonçalves, Aida Victoria Garcia Montrone 85-103
Comportamento de universitários em relação ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas: subsídios para ações promotoras de saúde. Resumo Texto completo
Nara Talita Porto, Daniela de Souza Ferreira, Glória Lúcia Alves Figueiredo 104-121
O jovem e as mídias: conhecimento e cibercidadania Resumo Texto completo
Caio Mário Alcântara, Luiz Rafael das Santos Andrade, Ronaldo Nunes Linhares, Valéria Pinto Freire 122-145
O aprendizado baseado em gestão como práxis e a gamification como ferramenta para o desenvolvimento de competências gerenciais Resumo Texto completo
Marcos Porto Moreira, Mônica Mota Tassigny 146-168
Um olhar sobre a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental e o uso de tecnologias: pontos e contrapontos Resumo Texto completo
Mariana dos Reis Alexandre, Thaís Cristina Rodrigues Tezani 169-184
A WEB como ferramenta investigativa em pesquisa: o exemplo do plágio acadêmico Resumo Texto completo
Wagner Teixeira Dias, Zena Eisenberg 185-202
A Teoria da Distância Transacional como Arcabouço Conceitual para a Abordagem Blended Online POPBL Resumo Texto completo
Sidinei Oliveira Sousa, Klaus Schlünzen Junior 203-231
O ceticismo pirrônico no discurso de John Dewey Resumo Texto completo
Marcus Vinicius da Cunha, Viviane da Costa-Lopes 232-251
Ética, Ciência e Educação: caminhos para uma sociedade humana e tecnologizada e o papel da escola Resumo Texto completo
Vilmar Malacarne, João Fernando Christofoletti, Dulce Maria Strieder 252-271
Cultura: sujeitos e olhares sobre a cidade Resumo Texto completo
Janice Rubira Silva, Márcia Souza da Fonseca 272-299
Implicações da categoria cultura na legitimação da cultura corporal como objeto de conhecimento da educação física Resumo Texto completo
Matheus Bernardo Silva 300-329
O ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de nove anos Resumo Texto completo
Fabiana Birch 330-348
“- Isso é uma caneta de pintá?” – socialização e ajustes secundários em contexto de educação infantil Resumo Texto completo
Rita de Cássia Marchi, Maristela Pitz dos Santos 349-369
A reinvenção da aritmética pelas crianças: implicações pedagógicas da teoria piagetiana propostas por Constance Kamii para a aprendizagem de Matemática Resumo Texto completo
Ricardo Leite Camargo, Maurício Bronzatto 370-394
Políticas educacionais contemporâneas: o PROUNI na perspectiva de beneficiários Resumo Texto completo
Stivie Sena Leston, Myriam Siqueira da Cunha 395-414

Revisão de literatura

O Afeto na Relação Professor-Aluno: uma revisão da literatura brasileira Resumo Texto completo
Cícero Ramon Cunha de Jesus, Marilena Ristum, Matheus Batalha Moreira Nery 415-436
A valorização docente e a lei do piso salarial: Um estado da arte Resumo Texto completo
Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira, Claudio Pinto Nunes 437-452

Resenhas

Resenha do livro: PEREIRA, Vilmar Alves (Org.). Hermenêutica & Educação Ambiental no contexto do pensamento pós-metafísico. 1ª ed. Juiz de Fora: MG. Garcia Edizioni, 2016. Resumo Texto completo
Jacqueline Carrilho Eichenberger, João Fernando Ferrari Nogueira 453-458


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre