Vol. 16, No 44 (2019)

Sumário

Editorial

Editorial 44 Texto completo
Monica Rabello de Castro 1-8

Artigos

Escola, família e Educação Especial: a processualidade das relações em contextos brasileiro e mexicano Resumo Texto completo
Reginaldo Celio Sobrinho, Edson Pantaleão Alves, Euluze Rodrigues Costa Junior, Giselle Lemos Schmidel Kautsky 9-38
Uma problematização sobre o conceito de exclusão-inclusão social na obra de Paulo Freire Resumo Texto completo
André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas 39-59
Lendo e compartilhando: práticas inclusivas de formação de leitores Resumo Texto completo
Marcela Afonso Fernandez, Bianca Dias de Souza 60-73
O contexto escolar na promoção de processos-chave de resiliência em famílias não convencionais Resumo Texto completo
Isaias Batista de Oliveira Júnior 74-95
O quê se diz das TS lá? O estado de produção da pós-graduação sul-mato-grossense em educação sobre estudantes trans nas escolas Resumo Texto completo
Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Eliane Rose Maio 96-119
Política de ação afirmativa na rede federal de educação profissional: reflexões sobre o acesso e a permanência dos estudantes negros dos cursos técnicos de nível médio (período de 2008 a 2013) Resumo Texto completo
Anne Matos Ferreira, Wilma Baía Coelho 120-140
Quando os esforços são grandes, mas não suficientes: o caso de jovens que abandonaram os estudos Resumo Texto completo
Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Giovani Barbosa Prado 141-160
Juventude: entre o preço do consumo e o valor do compromisso Resumo Texto completo
Idalberto José das Neves Júnior, Luiz Síveres, Paulo César Nodari 161-176
(In)disciplina, interações e metodologias de ensino: problemáticas e alternativas em um colégio público do interior sergipano Resumo Texto completo
Luiz Ricardo Oliveira Santos, Priscila Soares Silva 177-197
Representação social de pedagogas sobre a indisciplina escolar Resumo Texto completo
Adriano Charles Ferreira, Ademir José Rosso, Fernanda de Oliveira Moura, Bernadete Machado Serpe 198-220
A temática “abuso sexual” sob a ótica das representações sociais de alunos do ensino fundamental Resumo Texto completo
Tânia do Carmo, Joici de Carvalho Leite, Adriano José Ortiz, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior 221-237
Ensino Fundamental no Grande ABC Paulista: fracasso e desempenho escolar Resumo Texto completo
Paulo Sergio Garcia, Leandro Campi Prearo, Maria Carmo Romero, Marcos Bassi 238-265
O cotidiano da infância e das práticas educativas da educação do campo: categorias em construção na História Social da Infância e na História da Educação Resumo Texto completo
Silvana Aparecida Bretas, Elis Regina Nunes Mota Araujo 266-288
Narrativas (auto)biográficas e processos complexos de formação de um não escolarizado Resumo Texto completo
William Rodrigues Barbosa 289-317
Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas Resumo Texto completo
Vagner de Souza Vargas, Krischna Silveira Duarte, Denise Marcos Bussoletti, Daniel da Silva Vieira, Mariana Vargas Gaudenzi 318-341
O Conhecimento do Profissional de Educação Física Escolar: Avaliação Motora Resumo Texto completo
Geraldo Magela Rodrigues da Silva Júnior, Fernando Petrocelli de Azeredo, Rossana de Vasconcelos Pugliese Vito, Leonardo Chrysostomo dos Santos, Renato de Vasconcelos Farjalla 342-368
As inteligências expressas na corporeidade vivida no cotidiano escolar Resumo Texto completo
Vilma Lení Nista-Piccolo, Ailton Jacob Oliveira, Amanda Pires Chaves, Yara Machado da Silva, Rafael José Espindola 369-393
Práticas e saberes docentes em estágios curriculares Resumo Texto completo
Alaim Souza Neto 394-413
Reflexões acerca da atuação do enfermeiro na docência: formações, aspectos e compreensões Resumo Texto completo
Ismael Moreira de Sousa, Carla Daniele Mota Rêgo Viana, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Marcélid Berto da Costa 414-438
Jean-Jacques Rousseau e a formação humana mediante um paradigma musical Resumo Texto completo
Marlene Souza Dozol, Ananda Maria Maciel 439-462
A Baixada Fluminense em palavras e sonoridades: um diálogo com a obra de Sylvio Neto Resumo Texto completo
José Carlos Teixeira Jr., Renato dos Santos Aranha 463-476
Interatividade, M-learning e apropriações das mídias digitais para a inovação da educação superior Resumo Texto completo
Davi de Menezes Rebouças, Luana Ellen de Sales Inocêncio, Letícia Adriana Ferreira Pires dos Santos 477-502
El regreso de la Pedagogía como decisión no-epistemológica Resumo Texto completo
Roberto Follari 503-520


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre