Sumário
Editorial
Editorial 44 |
Texto completo
|
Monica Rabello de Castro |
1-8 |
Artigos
Escola, família e Educação Especial: a processualidade das relações em contextos brasileiro e mexicano |
Resumo
Texto completo
|
Reginaldo Celio Sobrinho, Edson Pantaleão Alves, Euluze Rodrigues Costa Junior, Giselle Lemos Schmidel Kautsky |
9-38 |
Uma problematização sobre o conceito de exclusão-inclusão social na obra de Paulo Freire |
Resumo
Texto completo
|
André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas |
39-59 |
Lendo e compartilhando: práticas inclusivas de formação de leitores |
Resumo
Texto completo
|
Marcela Afonso Fernandez, Bianca Dias de Souza |
60-73 |
O contexto escolar na promoção de processos-chave de resiliência em famílias não convencionais |
Resumo
Texto completo
|
Isaias Batista de Oliveira Júnior |
74-95 |
O quê se diz das TS lá? O estado de produção da pós-graduação sul-mato-grossense em educação sobre estudantes trans nas escolas |
Resumo
Texto completo
|
Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Eliane Rose Maio |
96-119 |
Política de ação afirmativa na rede federal de educação profissional: reflexões sobre o acesso e a permanência dos estudantes negros dos cursos técnicos de nível médio (período de 2008 a 2013) |
Resumo
Texto completo
|
Anne Matos Ferreira, Wilma Baía Coelho |
120-140 |
Quando os esforços são grandes, mas não suficientes: o caso de jovens que abandonaram os estudos |
Resumo
Texto completo
|
Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Giovani Barbosa Prado |
141-160 |
Juventude: entre o preço do consumo e o valor do compromisso |
Resumo
Texto completo
|
Idalberto José das Neves Júnior, Luiz Síveres, Paulo César Nodari |
161-176 |
(In)disciplina, interações e metodologias de ensino: problemáticas e alternativas em um colégio público do interior sergipano |
Resumo
Texto completo
|
Luiz Ricardo Oliveira Santos, Priscila Soares Silva |
177-197 |
Representação social de pedagogas sobre a indisciplina escolar |
Resumo
Texto completo
|
Adriano Charles Ferreira, Ademir José Rosso, Fernanda de Oliveira Moura, Bernadete Machado Serpe |
198-220 |
A temática “abuso sexual” sob a ótica das representações sociais de alunos do ensino fundamental |
Resumo
Texto completo
|
Tânia do Carmo, Joici de Carvalho Leite, Adriano José Ortiz, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior |
221-237 |
Ensino Fundamental no Grande ABC Paulista: fracasso e desempenho escolar |
Resumo
Texto completo
|
Paulo Sergio Garcia, Leandro Campi Prearo, Maria Carmo Romero, Marcos Bassi |
238-265 |
O cotidiano da infância e das práticas educativas da educação do campo: categorias em construção na História Social da Infância e na História da Educação |
Resumo
Texto completo
|
Silvana Aparecida Bretas, Elis Regina Nunes Mota Araujo |
266-288 |
Narrativas (auto)biográficas e processos complexos de formação de um não escolarizado |
Resumo
Texto completo
|
William Rodrigues Barbosa |
289-317 |
Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas |
Resumo
Texto completo
|
Vagner de Souza Vargas, Krischna Silveira Duarte, Denise Marcos Bussoletti, Daniel da Silva Vieira, Mariana Vargas Gaudenzi |
318-341 |
O Conhecimento do Profissional de Educação Física Escolar: Avaliação Motora |
Resumo
Texto completo
|
Geraldo Magela Rodrigues da Silva Júnior, Fernando Petrocelli de Azeredo, Rossana de Vasconcelos Pugliese Vito, Leonardo Chrysostomo dos Santos, Renato de Vasconcelos Farjalla |
342-368 |
As inteligências expressas na corporeidade vivida no cotidiano escolar |
Resumo
Texto completo
|
Vilma Lení Nista-Piccolo, Ailton Jacob Oliveira, Amanda Pires Chaves, Yara Machado da Silva, Rafael José Espindola |
369-393 |
Práticas e saberes docentes em estágios curriculares |
Resumo
Texto completo
|
Alaim Souza Neto |
394-413 |
Reflexões acerca da atuação do enfermeiro na docência: formações, aspectos e compreensões |
Resumo
Texto completo
|
Ismael Moreira de Sousa, Carla Daniele Mota Rêgo Viana, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Marcélid Berto da Costa |
414-438 |
Jean-Jacques Rousseau e a formação humana mediante um paradigma musical |
Resumo
Texto completo
|
Marlene Souza Dozol, Ananda Maria Maciel |
439-462 |
A Baixada Fluminense em palavras e sonoridades: um diálogo com a obra de Sylvio Neto |
Resumo
Texto completo
|
José Carlos Teixeira Jr., Renato dos Santos Aranha |
463-476 |
Interatividade, M-learning e apropriações das mídias digitais para a inovação da educação superior |
Resumo
Texto completo
|
Davi de Menezes Rebouças, Luana Ellen de Sales Inocêncio, Letícia Adriana Ferreira Pires dos Santos |
477-502 |
El regreso de la Pedagogía como decisión no-epistemológica |
Resumo
Texto completo
|
Roberto Follari |
503-520 |
This
work is licensed under a
Creative Commons Attribution 3.0 License.
Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279
A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas: