Vol. 16, No 43 (2019)

Sumário

Editorial

Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano e os espaços de resistência Texto completo
Giselle Martins dos Santos Ferreira, Jaciara de Sá Carvalho, Márcio Silveira Lemgruber 1-10

Artigos

Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line Resumo Texto completo
Lucila Pesce, Ana Maria Di Grado Hessel 11-29
Metodologias ativas, uma solução simples para um problema complexo Resumo Texto completo
Magda Pischetola, Lyana Thédiga de Miranda 30-56
A telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões para a educação Resumo Texto completo
Adriana Hoffmann Fernandes 57-71
Ciberterritorialidades: tensões no cotidiano escolar e linhas de fuga traçadas por docentes e discentes Resumo Texto completo
Karla Nascimento de Almeida, Cristiane Mendes Netto, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza 72-94
CulturaS Contemporâneas: o digital e o ciber em relação Resumo Texto completo
Adriana Rocha Bruno, João Luiz Peçanha Couto 95-122
Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação Resumo Texto completo
Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Marco Antonio Zappala-Guimarães 123-146
Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação Resumo Texto completo
José Armando Valente 147-168
O TPACK e a taxonomia dos tipos de atividades de aprendizagem: frameworks para integração da tecnologia na educação Resumo Texto completo
Mariel José Pimentel de Andrade, Anderson Fernandes de Alencar, Clara Pereira Coutinho 169-189
Avaliações alternativas em ambiente digital: em busca de um novo modelo teório-prático Resumo Texto completo
Rosilei Ferrarini, Lúcia Amante, Patricia Lupion Torres 190-217
Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Resumo Texto completo
Raquel Goulart Barreto 218-234
Tecnologias digitais, inovação e aprendizagem: relações com o empresariamento da educação Resumo Texto completo
Carine Bueira Loureiro, Viviane Klaus, Maria Alice Campesato 235-260
Autoria continuada no modelo CEDERJ Resumo Texto completo
Leonardo Villela de Castro, Anelize Reynoso, Thais Atty, Larissa Correia 261-275
A autoria e a narrativa digital na formação de professores de Ciências mediada pelas tecnologias: entrelaçando possibilidades pela escritura de si Resumo Texto completo
Alessandra Rodrigues 276-304
Digital Storytelling na formação de professores Resumo Texto completo
Tania Lucía Maddalena, Edméa Santos 305-328
O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do aprender e da escola Resumo Texto completo
Tânia F. Resende, Flávia A. Belizário 329-356
Os jogos digitais e o exercício das habilidades cognitivas na resolução de problemas Resumo Texto completo
Daniela Karine Ramos, Aline Rocha 357-374
Espaços educativos inovadores e o olhar dos professores para a ação docente Resumo Texto completo
Daniela Diesel, João Filipe Matos 375-395
Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites Resumo Texto completo
Rita Peixoto Migliora, Carmen Irene Oliveira 396-418
Empoderamento e educação na cultura digital Resumo Texto completo
Andrea Brandão Lapa, Antonio Bartolomé Pina, Michel Menou 419-438
Usos de tecnologias analógicas e digitais na formação de cidadãos ativos: um percurso com crianças dos 3 aos 9 anos, seus professores, pais e comunidade local Resumo Texto completo
Vitor Tomé 439-468
Inclusão digital e cidadania Resumo Texto completo
Marcelo Vieira Pustilnik, Carlos Eduardo Miranda, Katharine Rafaela Diniz Nunes 469-484


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre