Editorial |
DOI10.5935/2238-1279.20180044PDF
|
Monica Rabello de Castro |
1-5 |
Entre o feijão e o sonho: discursos ciberativistas sobre a meritocracia na Educação Pública no Rio de Janeiro/Beans and Dreams: cyberactivist discourses on meritocracy in Public Education in Rio de Janeiro |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180045PDF
|
Rosa Maria Cardoso dos Santos, Marcio Silveira Lemgruber |
6-23 |
Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental/Memory, learning and technology: an experience with students of fundamental teaching |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180046PDF
|
Maria Auxiliadora Silva Freitas, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Dirlene Márcia Costa Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel |
24-42 |
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no Ensino Fundamental/Collaborative learning with computer support: the design of application use in Elementary Education |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180047PDF
|
Mixilene Sales Santos Lima, Karla Angélica Silva do Nascimento, José Aires Castro Filho, Clodomir Silva Lima Neto |
43-63 |
“Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!” A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo/"Imagine, I saw myself on the television in my living room!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areas |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180048PDF
|
Eloisa Assunção Lopes, Marcelo Ximenes Bizerril |
64-91 |
Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola./A problematization about the teacher’s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital a |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180049PDF
|
Fernando Lionel Quiroga, Amália Neide Covic |
92-114 |
Vivências docentes em dança e folclore na Educação de Jovens e Adultos/Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180050PDF
|
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sílvia da Silva Lopes, Helenice Paula Verde da Rosa |
115-141 |
A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Física / The Build of Professional Identity(ies) of Physical Education Graduates |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180051PDF
|
Alexandre Vanzuita, Tânia Regina Raitz, Mara Regina Zluhan, Danilo José Ferreira, Flávia De Souza Fernandes |
142-162 |
O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas/The school climate from the perspective of public school students |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180052PDF
|
Telma Pileggi Vinha, Luciene Regina Paulino Tognetta, Roberta Gurgel Azzi, Adriano Moro, Ana Maria Falcão de Aragão, Alessandra de Morais |
163-186 |
A percepção ambiental dos discentes nas Escolas Municipais de Manaus: um estudo de caso/The environmental perception of students in the Municipal Schools of Manaus: a case study |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180053PDF
|
Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França, Maria da Glória Vitório Guimarães |
187-203 |
Apontamentos sobre Educação, Cultura e Etnoconhecimentos Paiter Suruí/Appointments on education, culture and ethnociences Paiter Suruí |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180054PDF
|
Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Laide Maria Ruiz Ferreira |
204-223 |
Ensino superior e política de assistência estudantil: repensando a formação universitária/Higher Education and Student Aid Policy: Rethinking University Education |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180055PDF
|
Jacqueline Cavalcanti Chaves, Franciene Aparecida da Silveira |
224-250 |
Controle social e mediações étnico-raciais em Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi/Social control and ethno-racial mediations in Quanto Vale ou é Por Quilo? Sérgio Bianchi |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180056PDF
|
Christian Muleka Mwewa, Ana Paula Leão Mendes |
251-273 |
A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira/The representation of African descendants in Brazilian contemporary children's literature |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180057PDF
|
Gladir da Silva Cabral, Daiane Barreto Martinhago, Carlos Renato Carola |
274-299 |
Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?/Students’ conceptions on homosexuality: prejudice in teacher’s training courses? |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180058PDF
|
André Luis da Silva Castro, Orlando José da Silva Gontijo, Andrezza Arantes Castro, Caroliny Fátima Chaves Paixão, Daniele Cipriano de Souza, Joyce Moreira Souza, Anderson Rodrigo Silva, Guilherme Malafaia |
300-316 |
Cultura surda na “escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surda/Deaf culture in the "inclusive school"? Construction of identities among deaf people |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180059PDF
|
Lucas Romário, Ana Dorziat |
317-342 |
Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis, RJ: um estudo de caso/Public school excellency at Teresópolis - RJ: a case study |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180060PDF
|
Regis Argüelles da Costa |
343-362 |
O sentido da pedagogia em meio aos desafios da diversidade/The sense of pedagogy among the challenges of diversity |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180061PDF
|
Clenio Lago |
363-385 |
Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual // Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180062PDF
|
Francisca Lacerda de Góis, Maria da Paz Cavalcante |
386-410 |
Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire/Concept and curriculum action in Paulo Freire's work |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180063PDF
|
Marta Genú Soares |
411-429 |
Programa Internacional de Avaliação De Estudantes, O Caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional/International program of student evaluation, Case Miranda - Venezuela |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180064PDF
|
Antenor da Cunha França Júnior |
430-451 |
Analysis of the Theory of Constraints for Education and its impact on educational systems/Análise da Teoria das Restrições para a Educação e seu impacto nos sistemas educacionais |
Resumo
DOI10.5935/2238-1279.20180065PDF
|
Stela Marques, Ronaldo Castro |
452-474 |
Panorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos/Overview of research involving educational practices in mathematics education in youth and adults |
Resumo
Texto completo
|
Adriano Vargas Freitas, Célia Maria Carolino Pires |
475-491 |