Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 59 (2022)

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Narração na audiodescrição por pessoas com deficiência visual: expandindo o campo profissional

Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Jefferson Fernandes Alves

Resumo


A audiodescrição enquanto recurso de acessibilidade comunicacional e cultural opera como uma modalidade de tradução intersemiótica, transformando os contextos visuais captados pelo olhar em enunciados verbais e possibilitando que pessoas com deficiência visual possam ter um melhor entendimento e compreensão. O recurso também vem configurando-se como um campo de trabalho e atuação profissional para esse público por meio da figura do audiodescritor consultor, profissional com deficiência visual que necessariamente deve integrar a equipe que concebe a audiodescrição. Esse estudo, por sua vez, assume como abordagem metodológica a pesquisa intervenção (JOBIM E SOUZA; ALBUQUERQUE, 2012), apoiando-se, teoricamente, na compreensão dialógica da autoria (BAKTHIN, 2017), na dimensão poética da voz (ZUMTHOR, 2007) e na perspectiva estética da audiodescrição, a partir da contação de histórias (BUSATTO, 2013). Em vista disso, considerando o potente panorama que se apresenta, a abordagem desse estudo centra-se na possibilidade de atuação para a pessoa com deficiência visual com a narração gravada na audiodescrição a partir de algumas experiências desenvolvidas que se mostraram férteis e abrem caminho para esse espaço de atuação profissional ainda pouco explorado, amplo de oportunidades e que suscita um novo olhar para uma educação estética a partir do ponto de vista do descentramento da primazia do visuocentrismo.
Palavras-chave: Acessibilidade comunicacional e cultural. Audiodescrição gravada. Educação estética. Narração na Audiodescrição. Pessoa com deficiência visual.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279