Potencialidades da biblioteca escolar diante da cultura digital
Marina Moreira, Elisabete Costa da Silva, Gisela Eggert Steindel
Resumo
Historicamente, as bibliotecas surgiram para armazenar e preservar conhecimentos produzidos pela humanidade. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), a biblioteca, sobretudo a escolar, vem sendo reinventada assumindo um papel de fomentadora de novos saberes a partir da necessidade dos usuários. Assim, objetiva-se neste artigo compreender as potencialidades da biblioteca escolar diante das novas formas de aprendizagem na cultura digital. Trata-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nas áreas da Educação e da Biblioteconomia. Crê-se que cabe à escola e à biblioteca escolar contribuírem para a formação de um sujeito reflexivo, preparado para o uso das redes digitais, questionando as informações acessadas. A biblioteca dispõe da potencialidade de se tornar um espaço formativo proporcionando o desenvolvimento da Competência em Informação aos sujeitos.
Palavras-chave: Cultura Digital. Biblioteca Escolar. Ensino e Aprendizagem.
Palavras-chave: Cultura Digital. Biblioteca Escolar. Ensino e Aprendizagem.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279