Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 57 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Potencialidades da biblioteca escolar diante da cultura digital

Marina Moreira, Elisabete Costa da Silva, Gisela Eggert Steindel

Resumo


Historicamente, as bibliotecas surgiram para armazenar e preservar conhecimentos produzidos pela humanidade. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), a biblioteca, sobretudo a escolar, vem sendo reinventada assumindo um papel de fomentadora de novos saberes a partir da necessidade dos usuários. Assim, objetiva-se neste artigo compreender as potencialidades da biblioteca escolar diante das novas formas de aprendizagem na cultura digital. Trata-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nas áreas da Educação e da Biblioteconomia. Crê-se que cabe à escola e à biblioteca escolar contribuírem para a formação de um sujeito reflexivo, preparado para o uso das redes digitais, questionando as informações acessadas. A biblioteca dispõe da potencialidade de se tornar um espaço formativo proporcionando o desenvolvimento da Competência em Informação aos sujeitos.

Palavras-chave: Cultura Digital. Biblioteca Escolar. Ensino e Aprendizagem.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre