Jogos digitais e funções executivas: uma análise do universo do League of Legends
Ângelo Rodrigo Valentin, Matheus Victor Sales Santana, Lynn Rosalina Gama Alves, Alice Oliveira Amorim
Resumo
A memória de trabalho (MT), o controle inibitório (CI) e a flexibilidade cognitiva (FC) são funções executivas (FEs) que influenciam a cognição e comportamento dos indivíduos. A estimulação dessas FEs pode contribuir para o desenvolvimento mais adaptativo de um indivíduo e pode ser realizada através da mediação de jogos digitais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi avaliar quais FEs nucleares (MT, CI e FC) são estimuladas na interação com o League of Legends (LoL), jogo que vem apresentando significativo crescimento na comunidade de gamers. A abordagem da pesquisa foi de base qualitativa e para alcançar o objetivo, os pesquisadores interagiram com o LoL durante o tempo médio de 7 horas. O resultado da pesquisa indicou que as três FEs nucleares indicadas acima são estimuladas, durante a interação com o jogo. Contudo, inferimos que as atividades do LoL que exigem as FEs nucleares sejam mais amplas e diversificadas do que as relatadas, exigindo, portanto, novas investigações para ampliar esse processo analítico, já que nesta primeira fase da pesquisa a identificação das FEs estimuladas ficou limitada pela percepção dos investigadores.
Palavras-chave: Funções Executivas. Memória de Trabalho. Jogos digitais.
Palavras-chave: Funções Executivas. Memória de Trabalho. Jogos digitais.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279