Conto e reconto de histórias para crianças surdas: mapeando estratégias, técnicas e objetos
Cristiane Correia Taveira, Claudia Pimentel, Luiz Alexandre da Silva Rosado
Resumo
Realizamos pesquisa-ação voltada ao projeto de leitura compartilhada, aplicando com grupos de crianças surdas da Educação Infantil do INES. Reunimos estudos de composição visual e princípios de leitura compartilhada abarcando cinco caracterizações: espaço/tempo de aplicação, relação receptor e emissor, etapas do conto de histórias e objetos utilizados. Criamos ambiência favorável aos leitores visuais objetivando a compreensão da sequencialidade de imagens e textos. Os dados obtidos entre 2015 e 2019 (oito histórias infantis) são abordados em três dimensões: livro ilustrado e cenário no conto de história; arte sequencial e ação de narrar; letramento visual e matrizes de linguagem. Concluímos que os elementos utilizados para a leitura desenvolvem sensorial e comunicativamente a interação com o texto. As crianças surdas tornam-se leitoras se as levarmos a fazerem demonstrações de suas apropriações. Usamos objetos multissensoriais (ex: livro ilustrado), objetos híbridos (ex: vídeo digital para o reconto) e cenografia para a teatralização.
Palavras-chave: Contação de histórias. Pedagogia visual. Material didático multissensorial. Leitura compartilhada.
Palavras-chave: Contação de histórias. Pedagogia visual. Material didático multissensorial. Leitura compartilhada.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279