Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 55 (2021)

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Contribuições do pensamento de Paulo Freire e da Arte para desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas

Camila Gomes Arellaro Caetano, Lisete Regina Gomes Arelaro

Resumo


Este artigo discorre sobre as aproximações das artes e do pensamento de Paulo Freire em formações humanizadoras. As linguagens artísticas ainda são elementos pouco utilizados como fundamentais em propostas formativas e neste artigo propomos, a partir do pensamento epistemológico freireano e da linguagem teatral, explanar caminhos para a transformação social com vistas à humanização. Consideramos os avanços e as conquistas de uma rede de ensino ao desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas fruto da disputa política de educadores e educadoras. Apresentamos os aspectos fundamentais para que uma formação humanizadora seja possível e quais as categorias freireanas que impulsionam essa ação transformadora.

Palavras-chave: Paulo Freire. Formação humanizadora. Arte-educação. Conscientização. Política educacional.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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