Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 55 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Educação Superior, Classe Trabalhadora e Paulo Freire: um diálogo a partir da experiência da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho

Sônia Maria Portella Kruppa, Fausto Augusto Junior, Camila Yuri Santana Ikuta

Resumo


Este artigo trata da experiência de instituição da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, que desde 2012 oferta um Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, além de cursos de pós-graduação e extensão. A instituição da Escola insere-se na problemática do contexto recente de expansão do acesso à educação superior no Brasil, no qual o perfil dos ingressantes passou a ser mais diversificado, com maior presença dos trabalhadores-estudantes. Grandes desafios são enfrentados por eles, em especial sob a ótica do processo formativo tradicional do meio universitário, para o qual a Escola DIEESE busca trazer alternativas, enfrentando dilemas e avançando em possibilidades. Ao contrapor o modelo tradicional de educação superior, parte-se da proposta de construção de um campo de conhecimento a partir da perspectiva dos trabalhadores, que possui como uma de suas grandes influências a pedagogia freireana.

Palavras-chave: Educação Superior. Trabalho. Paulo Freire.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279