Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 54 (2021)

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Mapeamento dos usos do mangá e animê nas pós-graduações stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes – apontamentos e perspectivas

Ana Isabelle Santana Baptista, Fernanda Sant'ana Pereira Silva, Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Sheila Soares de Assis

Resumo


Mudanças no cenário social e tecnológico levam os educadores a atualizarem o modo de ensinar. O uso de mídias emerge como recurso auxiliar, porém desafiador. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de que o estudante tenha contato com diferentes gêneros artísticos e literários. Portanto, o mangá e o animê se caracterizam como recursos nesse sentido. O objetivo do trabalho é mapear o estado do conhecimento sobre o emprego do Mangá e Animê como objeto de pesquisa nas pós-graduações Stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes. Realizamos um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamente Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados para o estudo 14 trabalhos, sendo duas teses e 12 dissertações. Há poucas pesquisas envolvendo os dois recursos (animê e mangá), que se concentram no sul e sudeste do país. Naruto se sobressaí como a obra mais empregada nos estudos.

Palavras-chave: Arte sequencial. Estado da Arte. Interdisciplinaridade. Animê. Mangá.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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