Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 54 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Olhares sobre a criatividade e o comportamento antissocial docente a partir da perspectiva de D. W. Winnicott

Silvia Gabrielle Braz Coimbra, Camila Nagem Vieira

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir a criatividade e a agressividade no contexto educacional, com enfoque teórico voltado para o significado do comportamento antissocial a partir de D. W. Winnicott, assim como investigar de que forma o conceito da agressividade é entendido pelos docentes. A coleta de dados foi realizada a partir de um curso de extensão sobre a temática da criatividade e da agressividade, com professores da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro. Serão abordados os conceitos de agressividade criativa e reativa. Em seguida, estes conceitos serão articulados com o universo docente, a partir de suas respostas para a questão objetiva “Para você agressividade é...”, proposta aos participantes na entrada e ao fim do curso de extensão. Foi possível observar o practicum reflexivo dos docentes e sua busca por autoformação a partir das trocas realizadas pelo curso.

Palavras-chave: Criatividade. Comportamento Antissocial. Professor Reflexivo. Winnicott.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre