Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 54 (2021)

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Reflexões sobre a infância, os jogos e as brincadeiras na História

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

Resumo


A presente reflexão tem o objetivo de problematizar criticamente, por meio do levantamento bibliográfico realizado, os conceitos de infância, jogos, brincadeiras e brincar a partir de uma breve construção histórica e do reconhecimento de seu entrelaçamento com as tramas discursivas que envolvem esses conceitos. Apresentam-se alguns discursos que, ao longo da história, foram construindo e justificando uma nova ideia de infância, consolidada na modernidade e desencadeadora de uma série de dispositivos educativos, terapêuticos e de controle os quais orientam as práticas com/das crianças (ARIÈS, 2011; BENJAMIN, 2004; VYGOTSKY, 2007). As análises mostram que esses conceitos são associados aos discursos sociais e, principalmente, aos do campo da educação e da saúde, deixando de lado problematizações que precisam ser levantadas no processo histórico de constituição das crianças via instituições educativas.

Palavras-chave: Infância. Jogos. Brinquedos. Brincadeiras. História.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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