Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 7, No 14 (2010)

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O filme de ficção como recurso pedagógico em aula de História

Francisco Manoel de Moura Preto

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar que estratégias são utilizadas por professores de História do ensino fundamental e médio da rede pública de Maricá para atribuir sentido pedagógico aos filmes de ficção, a fim de endereçá-los aos seus alunos. A temática foi desenvolvida com base na relação cinema e história desenvolvida por Marc Ferro e nos conceitos de montagem de Sergei Eisenstein e de modo de endereçamento de Elizabeth Ellsworth. A pesquisa iniciou-se com um período exploratório para averiguar, entre outros, a relevância do número de professores que utiliza filmes em aula e quais os mais utilizados. Esta etapa serviu para selecionar um grupo de 12 professores e para fundamentar o roteiro de entrevistas semi-estruturadas aplicado de Novembro a Dezembro de 2006. Para a análise dos dados utilizou-se o Modelo de Estratégia Argumentativa baseado na Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman e Lucie Olbrecht-Tyteca. Os resultados mostraram que os professores entrevistados atribuem um sentido único ao filme de ficção e que este é dado pelo diretor no momento que o produz, não havendo, portanto, espaço para diferentes leituras. Este fato acaba por inviabilizar a necessidade de uma educação para as mídias, uma vez que o sentido está lá, ou aluno o percebe ou não. A percepção do aluno depende quase somente de aspectos sociais e culturais tendo pouca relação com a prática do professor. A escolha de qual filme seria o mais adequado remeteu-se prioritariamente a problemas de motivação e cultura dos alunos. O endereçamento também é dependente em grande parte de características dos alunos, ou seja, o que o professor vai fazer depende do que o aluno é. Sua preocupação é se o recurso motiva ou não, se o aluno é maduro ou não, se ele gosta ou não do filme, e possui como objetivo direcionar o olhar dos alunos para elementos de época, trajes, costumes e valores. Porém, são os temas (políticos, morais, ideológicos) que terminam por determinar o endereçamento.

Palavras-chave: Educação para mídias. Cinema e História. Modos de endereçamento. Filme de ficção. Sentido do filme. Montagem.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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