Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 7, No 14 (2010)

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A representação social da violência doméstica contra crianças e adolescentes

Marcilene de Freitas Ribeiro Junqueira, Pedro Humberto Faria Campos

Resumo


O presente trabalho pretendeu conhecer o conteúdo das representações sociais da violência doméstica em familiares de adolescentes goianienses, alunos de uma escola pública e em familiares de adolescentes sob proteção especial do Conselho Tutelar, em razão de serem vítimas de violência doméstica. Dois grupos de familiares participaram da pesquisa: um constituído por 21 familiares de adolescentes matriculados em uma escola pública e o outro composto por 17 familiares que recebem acompanhamento do Conselho Tutelar. Os resultados indicam que membros do Grupo 1 vêem a violência como algo inerente à sociedade ou como um fenômeno da adolescência e apresentam uma representação positiva da escola. Já no grupo 2, a violência aparece como um fenômeno quase exclusivamente associado à delinqüência, ao tráfico de drogas e a escola é vista como invasora do espaço de educação próprio à família. Associam ainda a violência ao fenômeno da adolescência e à falta de religião.

Palavras-chave: Representações sociais. Violência. Infância.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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