Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 54 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Corporeidades, estéticas e histórias na formação de professores: uma perspectiva decolonial por meio do cinema de Zózimo Bulbul

Fábio José Paz da Rosa

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar a produção de novas imagéticas negras no contexto da formação de professores, a partir da apresentação da cinematografia de Zózimo Bulbul através da experiência com o filme Alma no olho. Fundamentados na teoria decolonial e amparados em metodologias fílmicas do Minuto Lumière e da videoinstalação, mobilizamos os estudantes do curso de Pedagogia de duas instituições de ensino superior públicas a produzirem imagens capazes de reelaborar as corporeidades, estéticas e a história dos negros. Os fragmentos produzidos culminaram em conhecimentos produtores de sinestesias, presenças diante das ausências e irmandande de mulheres negras no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Zózimo Bulbul. Estética. Minuto Lumière. Videoinstalação.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre