Experiência Estética: percursos formativos na educação pelas infâncias
Silvia Sell Duarte Pillotto, Carla Clauber da Silva, Eliana Stamm, Rita de Cássia Fraga da Costa
Resumo
O artigo traz como ponto central a experiência estética como mobilizadora de sensibilidades nos percursos formativos de futuros docentes que atuarão nas infâncias. A pesquisa foi realizada num curso de Pedagogia, a partir de cinco Oficinas Estéticas, desenvolvidas no ano de 2019. O objetivo foi reinventar práticas educativas, a partir de Oficinas Estéticas, potencializando a criação/autoria, o imaginário e os afetamentos dos envolvidos, fortalecendo o papel do pedagogo crítico/sensível. A abordagem teve viés narrativo, compreendendo a experiência estética como possibilidade de um olhar reflexivo de si e do outro, intensificado no diálogo e na escuta. A pesquisa narrativa tem como aporte conceitual e metodológico, a reinvenção como ato de viver, experienciar e narrar. As pistas e efeitos nos apontaram que a experiência estética é fundamental nos percursos formativos do pedagogo. Amplia as sensibilidades, potencializando a criação e o imaginário, aspectos fundamentais nas práticas docentes com crianças.
Palavras-chave: Experiência Estética. Narrativas. Docência. Percursos Formativos. Infâncias.
Palavras-chave: Experiência Estética. Narrativas. Docência. Percursos Formativos. Infâncias.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279