Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 54 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Experiências fotográficas e educação em “Meu mundo teu”

Daniela Nery Bracchi

Resumo


Este artigo parte da obra artística “Meu mundo teu”, parceria do fotógrafo Alexandre Sequeira com dois adolescentes paraenses, como mote para levantar contribuições ao campo da educação. Esta é uma pesquisa de tipo bibliográfica que se apóia nos escritos sobre um trabalho artístico determinado (GERALDO, 2017; SEQUEIRA, 2010, 2012 e 2014), além de teóricos sobre arte relacional (BOURRIAUD, 2009) e pesquisadores que desenvolvem estudos sobre a importância da experiência para os homens (AGAMBEN, 2008; BENJAMIN, 1994 e 2012) e para a educação humana (JAY, 2005; PAGNI, 2014). A pesquisa desenvolve considerações sobre a noção de experiência enquanto conceito central para a colocação em diálogo de criações artísticas e vivências educativas. Além disso, reflete sobre o papel das técnicas fotográficas analógicas para a construção de outras temporalidades subjetivas e para a tecitura de outra relação com o mundo que se dá pela narração. A obra artística, por fim, pode ser entendida como diálogo fotográfico com papel emancipador sobre o modo de vida de sujeitos distintos.

Palavras-chave: Produção artística. Fotografia. Experiência.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279