A arte da narração nas invenções de si no contexto de uma pesquisaformação
Joelson de Sousa Morais, Inês Ferreira de Souza Bragança
Resumo
Tecemos uma reflexão teoricoepistemológica e bibliográfica no contexto de uma pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação, para pensarmos os modos de produção do conhecimento científico e as possibilidades com que se configuram as narrativas escritas como um dispositivo de criação artística, estética e sensível na ciência. O objetivo é compreender como as narrativas (auto)biográficas, a partir das escritas de si, podem contribuir na tessitura da pesquisaformação entre pesquisadores/as e professores/as no cotidiano escolar. Refletimos no artigo, à luz de Benjamin (2012), Josso (2010), Ricoeur (2010), Bragança (2012), Delory-Momberger (2008), Rancière (2009) e outros. A pesquisa mostrou-nos que o processo de elaboração das narrativas (auto)biográficas revela-se como uma tessitura criativa e criadora em que o sujeito se desvela em diferentes facetas do encontro consigo e com o outro, gerando transformações e aprendizados efetivos.
Palavras-chave: Pesquisaformação. Narrativas (auto)biográficas. Criatividade. Escritas de si. Formação de professores/as.
Palavras-chave: Pesquisaformação. Narrativas (auto)biográficas. Criatividade. Escritas de si. Formação de professores/as.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279