Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 50 (2020)

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Metáforas e objetivação: questões acerca da produção de sentidos nas representações sociais

Denise Teles Freire Campos, Marcio Silveira Lemgruber, Pedro Humberto Faria Campos

Resumo


O objetivo deste ensaio é apresentar algumas reflexões sobre o papel das metáforas nos estudos que se baseiam na Teoria das Representações Sociais visando fornecer pistas para o estudo da objetivação. As representações sociais são enunciadas frequentemente por metáforas durante a situação na qual são solicitadas. O presente trabalho retoma o papel central das figuras de linguagem, especialmente das metáforas, na formação dos discursos e do próprio pensamento e aponta o uso da Teoria da Argumentação como estratégia para colocar em evidência os conflitos sociais que marcam as representações sociais. Por fim, pode-se tratar uma representação social como um sistema semiótico, construído por metáforas e metonímias do objeto condensadas em torno de seu núcleo figurativo.

Palavras-chave: Metáforas. Núcleo Figurativo. Representações sociais. Retórica. Teoria da Argumentação.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279