O potencial da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica
Helen Abdom Gomes, Valéria Ghisloti Iared
Resumo
O presente estudo investigou as potencialidades da pedagogia waldorf para a educação ambiental em uma perspectiva ecocêntrica. Por meio da etnografia sensorial, testemunhou-se a experiência estética na infância e na relação do ser~estar no mundo. Foram analisadas as respostas afetivas de 21 crianças com idades entre 4 a 6 anos em um jardim waldorf. Os resultados apontaram três aspectos que contribuem para a educação ambiental: afetividade, corpo e movimento e potencial imaginativo dos seres vivos e não vivos. A necessidade de uma proposta pedagógica que privilegie a relação com a natureza pode inspirar as práticas de educação ambiental pautada em princípios ecocêntricos.
Palavras-chave: Educação infantil. Natureza. Afetividade. Rudolf Steiner. Ecofenomenologia.
Palavras-chave: Educação infantil. Natureza. Afetividade. Rudolf Steiner. Ecofenomenologia.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279