Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão
Wanda Lúcia Borsato Silva, Valdelúcia Alves da Costa
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de formação, educação e inclusão nas políticas de currículo e sua possível articulação com a educação em direitos humanos. As questões centrais desta pesquisa social empírica fundamentam-se na Teoria Crítica da Sociedade, com vistas à problematização da cultura, educação, formação e das condições sociais que ainda permitem a manifestação do preconceito na escola contra alunos com deficiência. Participaram da pesquisa professores, gestores e profissionais da equipe pedagógica de uma escola municipal de Petrópolis/RJ, atuantes com alunos em situação de inclusão. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos expressam possibilidades da educação inclusiva ao considerar os direitos humanos no currículo, com vistas à emancipação e humanização de professores e alunos, ampliando sua capacidade de enfrentamento da segregação histórica imposta aos alunos com deficiência na escola pública.
Palavras-chave: Currículo. Educação em Direitos Humanos. Formação. Inclusão.
Palavras-chave: Currículo. Educação em Direitos Humanos. Formação. Inclusão.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279