Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 56 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Aprendizagem Baseada em Projetos em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa na educação

Valesca de Matos Duarte, Fernando Augusto Treptow Brod

Resumo


O artigo versa sobre uma proposta de diversificação do processo de ensinar e aprender. Objetiva analisar o que dizem os docentes sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos apoiada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O procedimento metodológico foi efetivado com abordagem qualitativa utilizando os princípios da pesquisa-ação durante a execução de um projeto. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que o desenvolvimento de um projeto de pesquisa apoiado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação oportunizou aos docentes um trabalho colaborativo com o desenvolvimento de conhecimentos específicos nas disciplinas envolvidas no projeto, a aquisição de competências digitais e uma convivência harmoniosa na busca pela diversidade de uma prática educativa em conformidade com os princípios da formação integral e do protagonismo discente propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Ensino Médio. Metodologia do Ensino.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre