O aplicativo BrailleÉcran e suas contribuições na aprendizagem de discentes cegos: reflexões suscitadas a partir dos processos de língua/linguagem
Lilian Cristina dos Santos, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Joyce Siqueira
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições dos recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para a aprendizagem significativa de discentes cegos, com ênfase no uso do aplicativo BrailleÉcran, sendo este aliado às teorias relativas aos processos de língua/linguagem. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Para tanto, recorremos, dentre outros, aos seguintes autores: Siqueira (2017), Bakhtin (1997), Bersch (2017) e Santos (2019). Ao decorrer deste artigo, abordamos características inerentes ao aplicativo BrailleÉcran, que possibilita a digitação de textos em smartphones, utilizando o Sistema Braille. Os resultados provenientes da pesquisa apontam que, por propiciar maior praticidade e autonomia aos discentes cegos, no sentido de permitir a utilização do smartphone para a realização de atividades escolares, como, por exemplo, leitura de textos e digitação por meio do Sistema Braille, a utilização do aplicativo BrailleÉcran, aliada aos processos de língua/linguagem, enquanto processo de interação, poderá elevar significativamente o nível de aprendizagem dos indivíduos cegos.
Palavras-chave: BrailleÉcran. Discentes cegos. Língua/linguagem. Tecnologia Assistiva.
Palavras-chave: BrailleÉcran. Discentes cegos. Língua/linguagem. Tecnologia Assistiva.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279