Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 51 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Ensino do uso de um dispositivo de entrada para computador a um adulto com paralisia cerebral

Isabela de Oliveira Teixeira, Adriana Garcia Gonçalves, Ana Lúcia Rossito Aiello

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar o efeito do ensino do uso de um dispositivo de entrada para acesso ao computador no desempenho de um adulto com Paralisia Cerebral quanto ao uso desse dispositivo. O procedimento consistiu na avaliação de três dispositivos de entrada. No ensino de como utilizá-los, foi feito uso de Delineamento de Múltiplas Sondagens, consistindo em atividades de interesse do participante, programadas no software PowerPoint, considerando as diferentes funções do dispositivo de entrada (rastreamento, seleção e acionamento). O dispositivo selecionado para o ensino foi o teclado/mouse RCT-Barban. O critério de aprendizagem foi de 80% de respostas independentes em cada fase de ensino. Os resultados mostraram que o ensino foi eficaz para a aprendizagem do uso do dispositivo, mostrando-se relevante para o desenvolvimento de estratégias de ensino para o uso de dispositivos de entrada para computador às pessoas com Paralisia Cerebral, assim como para outros recursos de Tecnologia Assistiva.

Palavras-chave: Acesso ao computador. Dispositivos de entrada. Educação Especial. Paralisia Cerebral. Tecnologia Assistiva.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre