REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO NONO ANO SOBRE O ESTUDO
Viviane Terezinha Koga, Ademir José Rosso
Resumo
O artigo analisa as Representações Sociais dos alunos do nono ano acerca do estudo. As informações foram coletadas mediante a realização de entrevistas (N=40) com roteiro organizado a partir de triagens hierarquizadas sucessivas. Para o tratamento das informações utilizou-se a análise de conteúdo coadjuvada pelo software ALCESTE. Os resultados indicaram que os alunos representam o estudo ligado às suas possibilidades, utilidades e materialidades. As dimensões do estudo se expressam em duas vias: a primeira e mais significativa está associada à origem histórica do estudo; e a segunda é funcional e está pautada no debate dos alunos sobre as contingências e coerções associadas ao estudo. Esses achados evidenciam que as decisões tomadas pelos alunos frente ao estudo são dependentes das situações enfrentadas por eles no seu cotidiano. Espera-se que o detalhamento dessas dimensões, possa subsidiar a reflexão e a formação de professores para a promoção dos hábitos de estudo dos seus alunos.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279