Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 6, No 12 (2009)

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Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey

Viviane da Costa Lopes, Marcus Vinícius da Cunha

Resumo


Principalmente por defender que a verdade só é admissível em termos probabilísticos, nas décadas de 1930 a 1950 alguns intelectuais católicos consideraram John Dewey um representante do pensamento cético. Dando continuidade a um estudo anterior que analisa esse tema, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para a discussão da filosofia e da filosofia educacional deweyana no âmbito do ceticismo. O presente estudo tem como principal fonte de análise o livro The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action (1929), em que Dewey apresenta as bases epistemológicas que fundamentam seu pragmatismo, mediante a exposição de argumentos acerca da validade do conhecimento e dos meios para alcançá-lo. A partir de uma análise das manifestações do ceticismo nas eras antiga e moderna, situamos o pragmatismo de John Dewey no pensamento cético contemporâneo que compreende o conhecimento como um processo contínuo.
Palavras-chave: John Dewey. Teorias do conhecimento. Ceticismo.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279