Um estudo da relação professor-aluno e da indisciplina: representações expressas por meios verbais e não verbais de interação.
Ariane Franco Lopes da Silva
Resumo
Esta pesquisa busca compreender como a interação professor-aluno é representada por um grupo de estudantes do primeiro e do terceiro ano do curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior de São Paulo. A pesquisa trata de um tipo específico de relacionamento conflituoso gerado por comportamentos indisciplinados em sala de aula e utilizou o referencial teórico das representações sociais criado por Serge Moscovici para compreender o contexto no qual as representações foram produzidas e seu impacto nas interações. Inicialmente, 85 sujeitos dissertaram sobre o tema indisciplina, e os dados coletados foram analisados pela análise de conteúdo e pelo programa Alceste. Os resultados revelaram as principais significações atribuídas ao tema. Em seguida, 14 sujeitos foram convidados a participar de dramatizações no papel de professores. A tarefa era reproduzir os conflitos gerados pela indisciplina em sala de aula. Após as dramatizações, os atores e 23 membros da platéia refletiram sobre a vivência. Os comentários foram transcritos e analisados segundo a análise de conteúdo, que revelou outras representações. As cenas foram filmadas, e foi possível catalogar os gestos e as movimentações mais frequentes dos atores no papel de professores. Foi estabelecida uma comparação entre as formas verbais e não verbais de interação. Os resultados indicaram que os gestos e as movimentações dos corpos dos atores em cena traduziram algumas das representações expressas nas outras etapas da pesquisa e revelaram também algumas contradições.
Palavras-chave: Interação professor-aluno. Indisciplina. Meios verbais e não verbais de interação. Representações sociais.
Palavras-chave: Interação professor-aluno. Indisciplina. Meios verbais e não verbais de interação. Representações sociais.
Texto Completo: Texto Completo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279