Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 5, No 11 (2008)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Resenha do Livro Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais

Rita de Cássia Pereira Lima

Resumo


Livro: MOREIRA, Antonia S.P.; CAMARGO, Brígido V.; JESUÍNO, Jorge V.; NÓBREGA, Sheva, M. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. João Pessoa: UFPB/Editora Universitária, 2005, 603p.

O livro é uma iniciativa de pesquisadores europeus e latino-americanos e reflete o intercâmbio científico que tem mobilizado autores interessados no estudo das representações sociais.
Um elemento que perpassa os capítulos, além da teorização sobre representações sociais, é a preocupação em explicitar procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, análise de dados e interpretação que constituem a investigação científica, evitando contrapor as análises quantitativa e qualitativa.
É consenso nesta área a necessidade de utilizar vários métodos para observar, analisar e compreender o conhecimento do senso comum, o que demanda muitos cuidados e reflexões, além de novas buscas de estratégias metodológicas. Nesse sentido, o livro busca mostrar caminhos para possíveis impasses teórico-metodológicos que emergem de problemas de pesquisa envolvendo diferentes realidades socioculturais e diversas áreas do conhecimento científico.

Texto Completo: Texto Completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre