O Ensino de Geografia na Educação Escolar Indígena
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
Resumo
O debate sobre o papel da educação escolar indígena e, a partir dela, sobre o ensino de Geografia, seja como disciplina escolar ou simplesmente como conteúdo, não só nos traz para questões relacionadas às demandas dos povos indígenas sobre sua escolarização, como também nos conduz a caminhos que evidenciam a educação desenvolvida pelos povos indígenas como resposta para os problemas da educação não indígena. O objetivo deste artigo é discutir um ensino de Geografia a partir da educação escolar indígena diferenciada, preocupado em não separar sociedade e cultura de natureza, para que se possa lançar os povos indígenas para o futuro sem tirá-los da terra, pelo que, necessariamente, terão que horizontalizar conhecimentos geográficos da cultura tradicional indígena e conhecimentos geográficos científicos. Este ensaio se trata de uma revisão bibliográfica e os resultados obtidos a partir das reflexões nos levaram a conclusões sobre a importância que as escolas indígenas diferenciadas têm na formação de indivíduos capazes de responder ao contato com a sociedade globalizada, compreendendo que cada aluno (indígena ou não) antes de ingressar na escola, já traz um saber espacial geográfico próprio. Assim, o conhecimento geográfico escolar torna-se ferramenta importante de construção de um raciocínio geográfico, ou seja, um ensino-aprendizagem sistemático da Geografia pode enriquecer ainda mais o saber geográfico já trazido culturalmente pelos povos indígenas.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Escola Indígena. Território.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Escola Indígena. Território.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279