A Festa do Divino Espírito Santo em terreiro de culto de matriz africana e afro-brasileira
Edvaldo Costa Rodrigues
Resumo
O objetivo deste texto é apresentar a Festa do Divino Espírito Santo, aqui no Brasil, com sua singularidade e seu aspecto educativo quando realizada em terreiros de religião cuja matriz é africana ou sincreticamente afro-brasileira. Traz como exemplo a festa na Casa das Minas, em São Luís do Maranhão, terreiro fundado em meados do século XIX por africanas de nação Jeje, que chegaram ao Maranhão como contrabando. A composição do texto resulta de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes artigos, documentos governamentais, jornais maranhenses e sites diversos. O referencial teórico priorizou os estudos de Thompson (1992), Geertz (2008), Verger (1990), Alberti (2005), Portelli (1997), Ferretti (1996, 2012) e Prandi (2001) sobre a temática. A análise das fontes possibilitou inferir que festas do Divino realizadas em terreiros, celebram, simultaneamente, o Espírito Santo e santos católicos, além disso, se distinguem das demais festas quanto aos rituais religiosos e elementos simbólicos.
Palavras-chave: Casa das Minas. Educação. Festa do Divino. Religiões afro-brasileiras. Tambor de mina.
Palavras-chave: Casa das Minas. Educação. Festa do Divino. Religiões afro-brasileiras. Tambor de mina.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279