Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 56 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Relações étnico-raciais e escola: práticas de ensino para o enfrentamento ao racismo

Patrícia Gouvêa Nunes, Júlia Pereira Peres, Rosineide Nogueira Paniago, Natália do Carmo Louzada

Resumo


Este texto apresenta os estudos desenvolvidos no âmbito da pesquisa que teve como objetivo investigar possíveis ações de prevenção às situações de discriminação racial no ambiente escolar, propondo, para tanto, práticas de ensino acerca das questões raciais nos anos finais do ensino fundamental em um colégio público. O trabalho foi desenvolvido na abordagem qualitativa, por meio de análise de livros didáticos; observação e registro em diário de campo a partir do acompanhamento do ambiente escolar; análise das práticas de ensino desenvolvidas; e aplicação de questionários aos estudantes. Os resultados apontam que as ações desenvolvidas oportunizaram a reflexão entre os(as) estudantes sobre a cultura afrobrasileira, favorecendo o combate ao preconceito e discriminação racial no ambiente escolar. Obteve-se, ainda como resultado, a inserção da disciplina denominada “Educação Étnico-Racial”, no colégio investigado.

Palavras-chave: Práticas de Ensino. Ambiente Escolar. Relações Étnico-Raciais.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre