Os filhos e as filhas da exclusão: uma revisitação de dados e de imagens etnográficas sobre a creche na prisão
Adriane Matos de Araujo, Sandra Maciel de Almeida, Carmen Lucia Guimarães de Mattos
Resumo
Este artigo visa a analisar as percepções das mulheres presas a respeito do atendimento socioeducacional oferecido aos seus filhos e filhas nos primeiros meses de vida no espaço prisional. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisitação de dados e imagens de pesquisas etnográficas desenvolvidas pelo Núcleo de Etnografia em Educação entre 2008 e 2013. Os dados analisados revelam especialmente que os direitos das crianças são violados por: 1) vulnerabilizar a criança e seu futuro socioeducacional, quando não é proporcionado a ela uma creche adequada conforme prevista em lei; 2) não haver o acompanhamento dos filhos e filhas das detentas fora do presídio. O risco socioeducacional e a vulnerabilidade dos filhos e filhas das mulheres presas e das próprias mulheres são indicadores de desigualdades e fragilidades dos sistemas carcerários para a garantia dos direitos básicos estabelecidos pelas leis brasileiras e dos direitos humanos.
Palavras-chave: Creche. Educação. Exclusão. Imagem Etnográfica. Prisão.
Palavras-chave: Creche. Educação. Exclusão. Imagem Etnográfica. Prisão.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279