Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 46 (2019)

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Indicadores e interpretações: relações entre gestão democrática e políticas educacionais

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Resumo


A compreensão política sobre a Gestão Democrática como princípio do ensino, associada ao farto material em torno do tema no campo das Políticas Educacionais, suscita o desafio: quais as discussões suficientemente realizadas e quais merecem algum esforço novo? Em uma tentativa de colocar-se neste cenário, o texto objetiva ensaiar aproximações entre os indicadores que a literatura aponta como componentes do princípio da Gestão Democrática e matrizes de interpretação de Políticas Educacionais, triangulando reflexões sobre a epistemologia das Políticas Educacionais, o conceito de Gestão Democrática e algumas práticas, mecanismos e indicadores desse princípio. A pesquisa foi realizada em base bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, materializada na descrição, categorização, exame e reconstrução de argumentos. Como conclusão, caracteriza-se o princípio da Gestão Democrática como histórico e multidimensional, sustentado sobre os pilares da participação e cidadania, através de práticas como eleições, espaços como conselhos e marcas que consideram o diálogo, a coletividade e a autonomia.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Indicadores. Políticas Educacionais.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279