Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 56 (2021)

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PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado

Ruy de Deus Mello Neto

Resumo


Este trabalho objetiva testar a hipótese de clivagem do habitus pelos egressos do Programa Universidade para Todos (ProUni), numa realidade influenciada por uma inédita possibilidade de acesso ao ensino superior. Tem como fundamentação teórica a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu, utilizada para observar a construção e as estratégias em torno de um novo habitus desenvolvido pelos bolsistas. Conduziram-se 22 entrevistas com egressos do ProUni no Estado de Pernambuco, selecionados por meio do método snowball. O resultado mostra a ruptura de uma trajetória provável – presumia-se uma falha no percurso escolar –, impactando duplamente a narrativa do bolsista: (1) marca-o como alguém que superou um processo que excluiu todos os seus familiares da educação superior; (2) constrói um habitus que o coloca como “ponto fora da curva” tanto na família, quanto na vivência da educação superior.

Palavras-chave: ProUni. ensino superior. ação afirmativa. estratégias. habitus clivado. desigualdade.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279