Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 53 (2021)

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Círculo restaurativo e o pensamento freiriano: aproximações entre a educação e a justiça restaurativa

Daniele Dorotéia Lima, Cenira Heloise Baia Silva

Resumo


No contexto educacional observamos uma realidade cada vez mais plural, complexa e diversificada, e que muitas vezes desencadeia conflitos, discriminações e violências. Esse artigo se insere nesse contexto com o objetivo de apresentar o círculo restaurativo como uma possibilidade formativa no ambiente escolar, além de fazer a aproximação entre o pensamento educacional freiriano e o paradigma restaurativo de justiça. Para isso, as obras de Paulo Freire (1967, 1986, 1996, 2000 e 2016) foram analisadas de modo a investigar as contribuições do autor para o processo restaurativo. Já a temática da justiça restaurativa e educação foi apreciada por Santana (2011) e Marques (2015). Como resultado desse trabalho, podemos apontar que as ideias de Paulo Freire transcendem a própria área educacional, que parece ser a mesma proposta da justiça restaurativa, de tentar humanizar o direito. Evidencia-se a ideia de que para se conquistar êxito nos círculos restaurativos é necessário saber respeitar a autonomia das vontades dos indivíduos, valorizando o protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo e a sua identidade, de modo a incentivar a tomada consciente de decisões construída a partir do diálogo.

Palavras-chave: Círculo Restaurativo. Paulo Freire. Educação.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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