Juventudes e ensino médio: uma revisão sistemática de literaturas apresentadas
Marlon Magno Rangel Cardoso, Giannina Bruno, Eduardo José Cezari
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar trabalhos científicos em nível stritu senso que tratassem da temática juventudes do ensino médio e suas identidades, assumindo como base o recorte temporal de 5 anos, no período de 2014 a 2018, a partir da promulgação do Plano Nacional de Educação (PNE) de 15 de julho 2014. A fonte de consulta que serviu como aporte para o trabalho foi base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram escolhidos quatro descritores para direcionar as buscas dentro da temática mencionada, são eles: juventude; jovens e ensino médio; juventude e currículo e identidade e juventude. Após os refinamentos foram selecionados da biblioteca digital 7 dissertações e 2 teses. Os resultados da investigação demonstraram que poucas pesquisas com essa temática foram feitas no período selecionado, embora já existam direcionamentos para a discussão dessa questão, como o PNE e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As pesquisas mostraram que a maioria das juventudes pesquisadas não concebiam a escola como um espaço de formação, muitas delas não se viam identificadas nos demais jovens ou no ambiente que estavam inseridas, além de outras que já buscavam através de seus idealismos garantir as suas visibilidades. Ainda que haja um interesse de pesquisar a temática das juventudes, as pesquisas estudadas constataram que pesquisas estão concentradas majoritariamente nas regiões sul e sudeste e em inexpressiva quantidade no país.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279