Permanência em educação superior em uma universidade comunitária do Sul do Brasil
Paulo César Azevedo Silva, Paulo Fossatti, Vera Lucia Felicetti, Louise de Quadros da Silva
Resumo
A necessidade de entender como as políticas de permanência voltadas à Educação Superior vêm sendo trabalhadas pelo governo brasileiro e pela instituição pesquisada, constitui-se o objetivo deste artigo. Nossa metodologia tem enfoque qualitativo, com o estudo de caso de uma Instituição de Educação Superior Comunitária no Sul do Brasil por meio de uma análise de conteúdo. Esta evidenciou que políticas de financiamento, coerência do currículo com o mercado do trabalho e com a vida, desenvolvimento pessoal e emocional do estudante, entre outros, são os elementos fundamentais no fortalecimento da permanência estudantil. A legislação é necessária, no entanto ainda insuficiente. Vemos que, embora, na atualidade, seja indispensável dispor de uma visão estratégica e eficiente por parte das IES, é fundamental garantir a qualidade das relações humanas dentro da instituição. Tais achados evidenciam a complexidade dos elementos que envolvem o cenário brasileiro ao se tratar de políticas de permanência na educação superior.
Palavras-chave: Educação Superior; Permanência Estudantil; Universidade Comunitária
Palavras-chave: Educação Superior; Permanência Estudantil; Universidade Comunitária
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279