Os discursos acerca de Recursos Educacionais Abertos: este mundo é plano?
Andréia Inamorato dos Santos, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Mirian Maia do Amaral
Resumo
O presente artigo propõe a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2000) como uma ferramenta para refletir sobre os vários discursos que podem ser identificados acerca de Recursos Educacionais Abertos (REA). O argumento será construído a partir do conceito do "mundo plano", uma poderosa metáfora usada por Thomas Friedman em seu famoso livro "The world is flat" (2005). A discussão lança mão de conceitos da Análise de Discurso Crítica para explorar materiais compartilhados por iniciativas REA, e investiga em que grau essas iniciativas têm um efeito de ‘nivelamento’ em termos de ampliação da participação e empoderamento de indivíduos por meio do acesso ao conhecimento.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279