Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 10, No 21 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Os discursos acerca de Recursos Educacionais Abertos: este mundo é plano?

Andréia Inamorato dos Santos, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Mirian Maia do Amaral

Resumo


O presente artigo propõe a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2000) como uma ferramenta para refletir sobre os vários discursos que podem ser identificados acerca de Recursos Educacionais Abertos (REA). O argumento será construído a partir do conceito do "mundo plano", uma poderosa metáfora usada por Thomas Friedman em seu famoso livro "The world is flat" (2005). A discussão lança mão de conceitos da Análise de Discurso Crítica para explorar materiais compartilhados por iniciativas REA, e investiga em que grau essas iniciativas têm um efeito de ‘nivelamento’ em termos de ampliação da participação e empoderamento de indivíduos por meio do acesso ao conhecimento.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre