Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 30 (2016)

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Educação e linguagem: uma reflexão sobre o componente curricular de língua latina no curso de letras em uma perspectiva histórico-linguística

Pedro Antonio Gomes Melo

Resumo


Este artigo se propôs examinar, por meio de uma retrospectiva crítica-reflexiva, o componente curricular de Língua Latina e sua prática pedagógica, propondo uma discussão que viabilizasse a compreensão das modificações que se processaram nessa disciplina, seu momento atual dentro dos cursos de Letras e seus desafios à atividade docente de Latim na sociedade contemporânea por meio de uma compreensão biônica advinda das dimensões linguística e político-pedagógica. Acredita-se que estes dois planos não excludentes, mas sim complementares contribuem para a atual fase de desprestígio e desvalorização na oferta dessa disciplina nos cursos de Letras e a convergência de fatores de ordem linguística como propagação da compreensão do Latim como uma língua morta e de ordem político-pedagógico como as decisões político-educacionais oficiais condicionaram e/ou influenciaram a constituição do atual momento de declínio do referido componente curricular nos cursos de licenciatura de Letras no Ensino Superior do Brasil.

Texto Completo: DOI 10.5935/2238-1279.20160011

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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