Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 11, No 25 (2014)

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CULTURAS E EDUCAÇÃO: A RETÓRICA DO MULTICULTURALISMO E A ILUSÃO DO INTERCULTURALISMO

Manuel Tavares

Resumo


Os cenários educativos são o locus privilegiado de transmissão cultural, como património histórico da humanidade, mas são também os espaços privilegiados de afirmação das diferenças culturais e do respeito e tolerância pela diversidade. No seu uso mais comum, a noção de cultura está associada a um saber institucionalizado no Ocidente, a um repositório axiológico, estético e cognitivo que foi produzido pela humanidade e que se autodefine como universal. Esta visão que impera na Educação formal e informal, ilude as diferenças culturais e as suas especificidades. A noção de cultura apresenta-se como um conceito estratégico para pensar a humanidade na sua diversidade (CUCHE, 1996). Sendo, embora, todas as culturas permeáveis a influências que as tornam híbridas, há traços culturais imunes e resistentes a qualquer influência externa que constituem a identidade de um povo, sobretudo as suas manifestações simbólicas, nelas incluída a língua. A cultura tornou-se um conceito estratégico para a definição de identidades e alteridades no mundo contemporâneo, um recurso para a afirmação da diferença e da exigência do seu reconhecimento (SANTOS, 2004), mas também um campo de lutas e contradições. Este artigo centra-se na discussão da retórica do multiculturalismo como afirmação das diferenças culturais tendo em consideração que no mundo educativo escolar coexistem culturas diversas mas marginalizadas por uma cultura hegemônica que tende a reproduzir-se e a perpetuar-se. O conceito de multiculturalismo, como conceito eurocêntrico, apolítico, descritivo, ilude o problema das relações de poder, da exploração, das desigualdades e da exclusão. A hegemonia da monocultura eurocêntrica domina todos os espaços, incluindo o educativo (HALL, 2003) gerando a ilusão de que, convivendo no mesmo espaço culturas diferentes, se estabelece um diálogo intercultural. Só uma visão multicultural emancipatória poderá contribuir para um interculturalismo como reconhecimento das alteridades nas suas diversas dimensões e diálogo entre propostas culturais diferentes.
Palavras-chave: Culturas, Educação, multiculturalismo, interculturalismo

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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